Ingram Micro é premiada pela HPE

A Ingram Micro foi premiada no 3º Kickoff de Canais HPE realizado em 13/12, como Distribuidor de Volume Destaque FY 2017 e Distribuidor Destaque de HPEFS FY 2017. No evento anual de Canais da HPE Brasil foram discutido os resultados de 2017 e alinhamento das estratégias para 2018.

Dedicamos esta importante premiação para você, parceiros de negócios Ingram Micro e HPE.

Ricardo Bimbo é o novo diretor da regional Centro-Oeste da Ingram Micro Brasil

Executivo chega para consolidar os negócios da distribuidora em Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins e orquestrar novos projetos com o governo

A Ingram Micro Brasil acaba de anunciar a contratação de Ricardo Bimbo para dirigir seu escritório de Brasília e consolidar a operação da distribuidora no Centro-Oeste com a oferta de produtos e soluções tanto para empresas privadas como para o governo.

“O Brasil precisa de inovação, de agilidade e processos de menor custo, e serviços e produtos de tecnologia são fundamentais nesse processo”, Ricardo Bimbo

Formado em Ciências da Computação pela PUC-SP, Bimbo tem vasta experiência junto à administração pública, com passagens inclusive pela prefeitura de São Paulo e governo federal, e empresas como Cobra, Red Hat e SUSE.

“Acredito muito na retomada dos investimentos do governo em tecnologia, vital para os ganhos de produtividade em todos os setores da economia e de grande importância estratégica para o desenvolvimento do país e competitividade internacional”, diz o novo diretor regional da Ingram Micro Brasil.

“O Brasil precisa de inovação, de agilidade e processos de menor custo, e serviços e produtos de tecnologia são fundamentais nesse processo”, analisa Bimbo, completando que a Ingram Micro tem como atender a toda essa demanda e de forma mais rápida.

De acordo com Diego Utge, VP & Brazil Chief Executive da Ingram Micro, Bimbo deverá consolidar áreas estratégicas da distribuidora e estabelecer parcerias massivas. “Tradicionalmente a região é vista como potencial para o que envolve o governo, mas temos acompanhado o crescimento de empresas de agronegócios, montadoras de automóveis, laboratórios farmacêuticos etc. no Centro-Oeste e acreditamos no trabalho de Bimbo para alavancar negócios de nossos parceiros em Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins”, afirma.

Ricardo Bimbo

Ingram Micro anuncia novo diretor de Cloud e Soluções Digitais

Flávio Moraes Jr. chega à empresa para dirigir a divisão de Cloud e a unidade de software

Há pouco mais de dois anos, a Ingram Micro Brasil contratou José Furst para dirigir a divisão de Cloud e tornar a distribuidora um provedor master de soluções em nuvem no país. O objetivo foi alcançado, principalmente com o lançamento da plataforma Ingram Micro Cloud Marketplace que em um ano conquistou mais de 900 revendas e responde por mais de 85% dos negócios em nuvem da companhia.

Agora, em sintonia com o êxito da iniciativa e com a estratégia de expansão, a Ingram Micro anuncia Flávio Moraes Jr. como diretor de Cloud e Soluções Digitais, para liderar a divisão de Cloud e a unidade de software, em substituição a José Furst, que foi promovido a diretor da divisão de Cloud na América Latina.

Cabe ao novo contratado colocar cloud com algumas linhas de software e oferecer soluções híbridas de nuvem com on premise. “Dar continuidade ao trabalho feito até aqui e que trouxe excelentes resultados para os negócios em nuvem da Ingram Micro é um grande desafio”, diz Moraes Junior, que pretende levar às revendas soluções que possibilitem a oferta de arquiteturas em cloud mais completas e que atendam às diferentes demandas do mercado. “A integração da área de Soluções Digitais com a de Advanced Solutions reforça a proposta de valor para a nossa oferta de cloud e software”, explica Moraes Junior, completando que irá focar principalmente em fabricantes de software, que sabem o quanto é importante explorar as oportunidades de migração para cloud.

Formado em engenharia pelo Centro Universitário FEI e com MBA em negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Moraes Jr. foi diretor de Desenvolvimento de Negócios e Soluções Digitais da Claro, respondendo pelo desenvolvimento e gestão de produtos cloud, data center e segurança gerenciada e marketing online, entre outras atividades.

“Estamos muito confiantes de que Flávio Moraes Jr. dará continuidade a todo o esforço que foi dedicado na área de Cloud nos últimos anos, agregando ainda mais revendas ao nosso marketplace e trabalhando forte também na unidade de software, oferecendo soluções completas e customizadas de acordo com as necessidades de nossos parceiros. Além disso, o novo diretor deve unir algumas ofertas de cloud e de software, com soluções híbridas”, afirma Diego Utge, VP & Brazil Chief Executive da Ingram Micro.

Flávio Moraes Jr.

Flávio Moraes Jr.

Evolução Cognitiva

A tecnologia Watson está revolucionando diferentes áreas do conhecimento, do combate ao câncer à prevenção de fraudes no sistema financeiro. Saiba como a plataforma também pode solucionar desafios, reduzir custos e melhorar a eficiência das empresas

A plataforma de computação cogniti- va na nuvem da IBM Watson está cada vez mais presente nos diferentes segmentos do mercado desde gerar insights para startups como um assistente virtual, por exemplo, até a auxiliar médicos oncologistas a terem acesso aos mais atualizados estudos sobre tratamento no mundo. Por mais brilhantes que sejam os pro ssionais, eles já não podem prescindir do uso da tecnologia como ferra- menta de trabalho e de atualização. A nal, é humanamente impossível absorver e manejar a quantidade descomunal de dados digitais gerados a cada dia no mundo. Na prática, destacam-se nesse papel os instrumentos de computação cognitiva, apoiada nos conceitos de inteligência arti cial e aprendizagem de máquinas (machine learning). Eles propor- cionam agilidade, mobilidade e decisões mais acertadas, além de melhores estratégias competitivas de negócios.

Apesar de parecer complexa, a computação cognitiva permite tomar decisões com base em dados mais precisos de forma simples, pois é capaz de ler grande quantidade de dados. Isso é viável porque a computação cognitiva nada mais é do que a capacidade dos compu- tadores de aprender. Assim, um software é capaz de coletar uma grande quantidade de informações, raciocinar de acordo com certos parâmetros e propósitos e responder a perguntas de forma natural. Com o avanço da tecnologia, a empresa que vem ganhando destaque no Brasil e no mundo é a IBM, líder desse incipiente setor por meio de uma plata- forma chamada Watson.

Diferentemente do que se pensa, o Watson não é um supercomputador, mas uma plata- forma de computação cognitiva na nuvem focada em empresas. Essa solução da IBM tem a capacidade de ler um volume gigantes- co de dados estruturados e não-estruturados (Big Data) e, a partir deles, montar cenários que são reproduzidos aos usuários na forma de painéis de contro- le. O Watson já consegue aprender em idiomas como: português brasileiro, inglês, francês, italiano, alemão, árabe, espanhol e japonês.

A tecnologia já é usada por empresas de diferentes setores em diversos países para solucionar desafios, sobretudo para engajamento de clientes, experiência de usuários, na redução de custos e no aumento da e ciência e produtividade por meio de cruzamento de dados que permitam uma gestão mais e ciente.

Guilherme Novaes, líder do Watson na IBM Brasil

Fabio Mattoso, líder de Watson Health da IBM

Flexibilidade e custo benefício

Watson atua no conceito de machine learning sob super- visão: o usuário insere conteúdo para “leitura” e treina o sistema com base nesse material. “O Watson é uma plata- forma que atua para auxiliar empresas e pro ssionais a obterem um melhor desempenho. Para isso, é preciso que ele seja treinado e supervisionado sobre o conteúdo para se tornar expert a respeito. Seu grande diferencial é que sua forma de comunicação é a linguagem natural humana que permite a intepretação das diferentes formas de se expressar, basta treiná-lo”, a rma Guilherme Novaes, líder do Watson na IBM Brasil.

A solução é capaz de suprir necessidades especí cas de empresas de todos os tamanhos, por funcionar como um banco de serviços adaptável. “A empresa reporta o proble- ma e nós selecionamos as aplicações de Watson que podem ser usadas para resolver a questão”, diz Novaes. Um exemplo é o Bradesco, que precisava de uma solução para manter seus funcionários atualizados sobre as mudanças de regras e procedimentos de atendimento ao cliente. A BIA, como foi nomeada a assistente virtual, auxilia os gerentes a terem acesso às informações de forma rápida, o que permite uma melhor experiência ao cliente e um aprimoramento dos pro ssionais que se tornam mais empoderados ao ter as informações disponíveis.

Como a solução está na nuvem, é cobrada conforme o uso – o custo de implementação é calculado à base de centavos. “O único pré-requisito para operação com o Watson é a conexão à internet, que permite à empresa acessar a nuvem. Assim, nossos serviços de computação cognitiva estão ao alcance das empresas independentemente de seu tamanho”, observa o executivo. O investimento na solução inclui armazenamento, banco de dados e outros recursos. O desenho do Watson está amparado no conceito de economia das APIs (sigla para Application Program- ming Interfaces). Isso significa que, por meio da plataforma, produtos e serviços conectados à internet cam à disposição de parceiros de negócio, clientes e outros integrantes do ecossistema, para desenvolvimento de aplicativos. Esse modelo permite que as empresas tenham maior agilidade no desenvolvimento e na implantação de novas soluções. Além de disseminado, o Watson também ficou ainda mais democrático. A inovação agora está ao alcance até mesmo de quem não pode investir altas quantias em tecnologia — principalmente as pequenas e médias empresas.

De acordo com a IBM, a solução é capaz de ler 800 milhões de páginas por dia e, pelo fato de estar em nuvem, tem memória bastante expandida. É por isso que consegue acessar informações de diferentes áreas muito rapidamente. Hoje, vários segmentos da economia no mundo todo já utilizam Watson, como o financeiro, o agronegócio, varejo, saúde, entre outros. O aprimoramento do sistema é considerado essencial para a IBM: apenas para incrementar as habilidades do Watson aplicadas à área de saúde, a empresa já investiu US$ 4 bilhões em aquisições e parcerias.

No Brasil, por exemplo, o projeto pioneiro da IBM foi concluído em 2015: uma atendente virtual capaz de absorver as rotinas de trabalho dos funcionários de um banco e de se relacionar com clientes pelo call center. Em apenas dois anos, a tecnologia já chegou a setores como varejo, indústria, educação, saúde, entretenimento e agronegócio. Esse é o caso da própria Ingram Micro, que usa o Watson no departamento de Recursos Humanos de forma global.

Watson na Ingram Micro

De olho no potencial da computação cognitiva nos mais diversos segmentos, a Ingram Micro montou uma estru- tura para ajudar parceiros e outras empresas interessa- das na tecnologia. Tem hoje duas equipes, dedicadas aos negócios relacionados ao Watson. A primeira é a vertical de arquiteturas e serviços, destinada à capacitação aos seus parceiros. A segunda, chamada de IBM Business Unit, cuida das oportunidades de negócio relacionadas à plataforma cognitiva e identi cadas pelos parceiros. Essa unidade analisa como a tecnologia pode se encaixar no modelo de negócios das empresas.

“A Ingram Micro enxerga o Watson como uma ferramenta que vai transformar o modo como as empresas trabalham”, afirma Gilberto Ventura, gerente da unidade de arquitetura e serviços da Ingram Micro. “Nossa ideia não é ser apenas um distribuidor de ‘caixas’, e sim de tecnologia e conhecimento para nossos canais e clientes. Vendemos o que conhecemos e usamos o que vendemos”, destaca.

Um dos desafios das unidades de negócios da Ingram Micro é esclarecer principais dúvidas em relação à computação cognitiva e, principalmente, mostrar como ela pode ser implementada em empresas de qualquer segmento. Feito isso, os parceiros da empresa conseguem desenvolver soluções prontas para o mercado e que atendem às necessidades de seus clientes finais. “Além da capacitação, temos um trabalho de acompanhamento. Logo, quando o parceiro faz o trabalho de pós-venda, ele conta com o nosso apoio para garantir que o cliente final dele esteja contente com a solução”, declara Renato Castilho, arquiteto de solução da Ingram Micro.

Por essas e outras iniciativas é que a tecnologia cognitiva está ajudando a descrever uma nova era computacional, em que sistemas interagem com pessoas por meio da compreensão da linguagem natural, da capacidade de aprendizagem e identificação de padrões que se assemelham ao raciocínio humano. É a máquina inteligente auxiliando na melhora da vida das pessoas, na rotina dos profissionais, na tomada de decisões das empresas e, sobretudo, na forma como as organizações se relacionam com as pessoas. É apenas uma questão de tempo para que mais empresas se tornem adeptas à tecnologia para serem mais e cientes e inteligentes. É um caminho sem volta. O futuro já chegou.

Ingram Micro celebra um ano de sua plataforma de serviços em nuvem

O ecossistema que permite ao revendedor comprar, provisionar, gerenciar e faturar serviços em cloud dos maiores fornecedores globais do mercado de tecnologia passa a contar com softwares da Symantec e TrendMicro

A plataforma Ingram Micro Cloud Marketplace tem muito para comemorar em seu primeiro ano: além de mais de 900 revendas cadastradas e de responder por mais de 85% dos negócios em nuvem da distribuidora, agora passa a contar também com as ofertas da Symantec e da TrendMicro. As soluções de segurança da Symantec e da TrendMicro vêm se somar aos serviços de Infrastructure as a Service IBM Bluemix IaaS (Softlayer) e às ofertas de Software as a Service, SaaS, (Autodesk e Dropbox for Business) lançadas após os seis primeiros meses de operação.

“Nosso objetivo é que o Ingram Micro Cloud Marketplace se torne referência quando o assunto é cloud multi-vendor, oferecendo às nossas revendas um portfólio de serviços e ferramentas cloud para o desenvolvimento de projetos de transformação digital junto a seus clientes finais. Como resultado da expansão do portfólio com soluções tão demandadas como segurança em cloud, esperamos aumentar significativamente nosso volume de vendas em SaaS,  principalmente por se tratar de empresas líderes de mercado como Symantec e TrendMicro”, diz José Furst, diretor de vendas da unidade de negócios Cloud da Ingram Micro para a América Latina.

As novidades do Ingram Micro Cloud Marketplace são o Symantec Endpoint Protection Cloud para PCs e o Symantec Endpoint Protection Cloud Trial, disponível gratuitamente por 60 dias para cinco usuários e um servidor. Já os softwares da Trend Micro são o Trend Micro Worry-Free™, o Hosted Email Security e o Trend Micro Cloud App Security.

“A entrada dos novos parceiros no Cloud Marketplace da Ingram Micro no Brasil é natural, já que eles estão presentes na plataforma em outros países, e conhecem todas as vantagens e benefícios de um parceiro como a Ingram Micro”, completa Furst.

Para a Symantec, estar no Ingram Micro Cloud Marketplace faz parte da estratégia de expansão da capilaridade da companhia. “A solução Endpoint Protection da Symantec é referência no mercado e há 15 anos lidera o Quadrante Mágico do Gartner. Com uma solução avançada, porém simples, os clientes conseguem bloquear ameaças desconhecidas com técnicas de proteção comprovadas e inteligentes, protegendo de ataques em tempo real e com a inteligência global da Symantec em 200 milhões de pontos de controle,” afirma Mauro Capellão, diretor de Canais para América Latina. Segundo ele, disponibilizar a solução referência no modelo de negócios SaaS, onde o cliente poderá pagar por mês e com elasticidade, é um grande diferencial.

Já segundo Rodrigo Garcia, gerente de Canais da TrendMicro, “a entrada na plataforma promove a entrega de uma oferta de segurança aliada a um modelo comercial adequado ao mercado de cloud, oferecendo maior proteção no modelo pay-per-use. Isso agrega valor aos provedores de serviços de nuvem e aos clientes que querem defender seus workloads dos cibercriminosos”.

Para saber mais sobre a plataforma Cloud Marketplace visite www.ingrammicrocloud.com.br.