Ingram Micro Brasil promove encontro entre parceiros e apoiadores
Durante uma manhã divertida, os convidados conversaram sobre lançamentos, informações de mercado e oportunidades de negócios
Durante o dia 19 de julho, na Casa de Grelhados Marcos Bassi, em São Paulo, a Ingram Micro Brasil promoveu um encontro com seus parceiros e distribuidores, oferecendo a oportunidade exclusiva de se conhecerem e deliberarem sobre o mercado. Entre os presentes, Apple, Logitech, Lenovo, Microsoft e a apoiadora SellComm Events, deram um breve recado a todos, apresentando suas empresas e novidades. Diego Utge, vice presidente da Ingram Micro Brasil, também fez uma breve e descontraído discurso e agradeceu a presença de todos. “Em nome da Ingram Micro, agradeço a parceria de todos os clientes, pois isso reflete nossa perfomance como companhia, onde continuamos investindo forte e crescendo no país”.
Além disso, os convidados fizeram parte de uma experiência batizada de “Ingram Micro The Meat Experience”. Todos participaram de um almoço especial e puderam conhecer mais sobre o universo das carnes nobres, com uma explicação simultânea sobre seus cortes específicos.
Ricardo Kamel, responsável pela divisão de Commercial & Consumer, acredita que encontros como esse são essenciais para estreitar relacionamentos entre os parceiros. “Seja qual for o cenário econômico, estar perto do teu canal é mandatório. Desenvolvemos inúmeras atividades que permitem estes acontecimentos. Sempre é importante comunicar as novidades e oportunidades que o momento nos oferece”.
No Brasil desde 1997, a Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços para dispositivos móveis, cloud, automação e soluções de logística. A Ingram Micro é a única distribuidora de tecnologia presente em todos os continentes, inclusive no mercado asiático e com unidade global de Cloud com exclusivo Market Place. “Temos clientes em mais de 160 países com 122 centros de distribuição que atendem cerca de 200 mil clientes em todas as partes do mundo. Hoje está entre as 60 empresas globais do ranking da Forbes, com faturamento de 50 bilhões de dólares. Temos crescido no Brasil nos últimos anos a taxas de 2 dígitos. Este ano, estamos prevendo manter um crescimento de mais de 15%”, comemora Kamel.
No final de 2015, a Ingram Micro adquiriu a Ação Informática, passando a atuar também no modelo de Solution VAD com pilares de atuação em Big Data & Analytics, Cloud Computing, Security, Customer Experience, Mobilidade e Infraestrutura Convergente.
Como elo vital na cadeia de valor de tecnologia, a Ingram Micro Brasil cria oportunidades para fabricantes e revendedores, por meio de programas de benefícios exclusivos, logística e soluções de mobilidade, suporte técnico, soluções financeiras e da distribuição de soluções e produtos. “Como a nossa presença é bastante ampla, seja no canal de revendas ou por categoria de produtos, a nossa estratégia é pautada por focos verticais de atuação e uma estratégia de juntar parte ou varias partes destas verticais oferecendo uma solução”, esclarece o executivo.
Kamel explica que a distribuição no Brasil sempre foi, é e será um mercado extremamente competitivo, pois as mudanças constantes tributárias e os cenários de comercialização estão sempre exigindo uma eficiência por parte dos integrantes desta cadeia. “O Brasil é um mercado enorme e com muitas oportunidades, mesmo em momentos desafiadores como o que passamos, mas com alguns pequenos ajustes, o consumo voltará a seu ritmo vivido na última década. O saldo positivo virá pela eficiência que todas as empresas ganharam para se ajustar à crise vivida e sem dúvida, viveremos excelentes taxas de crescimento nos próximos meses”, prospecta.
Ricardo Homem de Melo, account manager Distribution SMB da Lenovo Brasil, contou que atualmente a participacão no SMB de distribuição está em torno de 19%, e querem mais. “Nós queremos um crescimento de 7%. E esse plano está pautado para 2017 e 2018. Estamos trabalhando desde a estrutura de pessoas até melhoria de processo e ferramentas”. O gerente ressalta que todo plano está estratégicamente mapeado, e sabem exatamente onde que está o mercado com potencial para crescimento. “Nesse momento estamos estudando esse mercado, para, consequentemente, crescermos o market share, e em 2018/19 sermos líderes de mercado”.
A Ingram Micro Brasil tem hoje 45% do market share da Lenovo. Ricardo de Melo tem pouco tempo de trabalho com a Lenovo mas já pôde concluir que a companhia é um canal estratégico e grande aposta da empresa. “Sempre que há uma ferramenta nova ou um lançamento em termos de produtos, usamos a distribuidora como experiência e case para levarmos aos outros parceiros”.
Contente com o convite da Ingram Micro, Jairo Rozenblit, presidente da Logitech no Brasil, afirmou que é uma ótima oportunidade para estreitar relacionamentos, falar um pouco mais de Logitech. Rozenblit contou que os números da Logitech vem crescendo significativamente em relação ao ano passado. “Existe uma tendência interessante em que as empresas procuram por produtos que tenham mais lucratividade. Como acessórios têm lucratividade, estamos fazendo cada vez mais parcerias com nossos clientes”, explica.
Entre as novidades, Rozenblit destaca os mouses de entrada, mouses sem fio, a linha de Digital Music e a linha de áudio Bluetooth – produtos com grande saída e destaques na hora da escolha dos presentes de Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal – além do lançamento da divisão de vídeo conferência, onde as empresas reduzem os custos de viagem e trocam soluções. “A expectativa para os proximos meses é só de crescimento, visto que agora há uma tendência de melhora do mercado”, espera.
Outra parceira da Ingram há mais de dez anos, trabalhando juntos em diversas linhas de produtos, a Miranda Computação e Comércio está ha 29 anos no mercado, fornecendo soluções em tecnologia satisfazendo as necessidades dos clientes e do mercado, especializada em informática e atualmente expandido para novos negócios para toda parte de eletrônicos. Chrystian Kennedy, gerente de produtos da empresa, afirma que hoje a Miranda integra o Grupo VarejoInfo, uma associação reconhecida nacionalmente, formada por empresas especializadas em informática de Estados distintos que visa negociar, junto aos fornecedores, condições diferenciadas que beneficie ainda mais os clientes.
Analisando o mercado, Chrystian conta que a expectativa para o segundo semestre de 2016, dependendo do segmento, é positiva, como é o caso da categoria de telefonia. “A gente começou a sentir uma melhora no finalzinho do primeiro semestre, devido aos fortes lançamentos”.
O encontro também contou com a presença da parceira SellComm Events. Carlos Leite, diretor comercial da empresa, convidou a todos os presentes a participarem do evento Sellcomm Brasil, que contará com a participação de mais de 10 palestrantes que estarão à frente de debates que englobam o varejo, distribuição e indústria. O Sellcomm Brasil reúne as melhores empresas em um só lugar e oferecer mais uma oportunidade de negócios ao mercado varejista brasileiro e outros setores relacionados à cadeia de consumo.